0

Escondendo a sujeira debaixo do tapete



É desanimador vermos erros tão ridículos de arbitragem numa Copa do Mundo justamente por esta ter a melhor representação das comissões mundiais. Percebe-se, assim, que o único caminho para a cessão desses erros é uma mudança radical no futebol.

O uso do telão no campo de jogo seria muito útil, mas não é todo estádio que o possui, e financiar esse tipo de coisa está fora de questão. O mesmo vale para o tal do chip na bola. A solução mais prática que vejo seria o aviso pela escuta de um árbitro que vê os lances pela televisão, e é justamente a mais contestada. Quem avisa ao árbitro? E se passarem alguma informação errada? Ou por até outro motivo que não sei.

Para Joseph Blatter, a tecnologia elimina a parte humana do futebol. Inibe mesmo, pois errar é humano. Mas manter essa posição errônea vale mais que promover a justiça?

Para ele, os homens gostam de debater os lances, e isso faz parte do esporte. OK, está certo. Mas vejamos que, no gol do (impedido) Tevez contra o México, a arbitragem (claramente guiada por orientações) preferiu não voltar atrás do erro por tê-lo percebido por meio da tecnologia. Enfim, é melhor permanecer com a ditadura do não uso desse recurso do que usá-la em prol da justiça? Tem alguma coisa por trás disso. A meu ver, a tecnologia pode atrapalhar a corrupção da FIFA, mas, sem ela, a máscara da federação está caindo, por isso acham que seria menos ruim aderir ao recurso.

Vem cá, por que os comentaristas perdoam um bandeirinha por um lance confuso? Não interessa se ele errou por 1 cm, a justiça no jogo depende disso. Para mim, o que não compete aos jogadores tem que ser perfeito nos mínimos detalhes, para que o futebol fique justo. Se erros assim são normais para um homem, que utilizem logo uma máquina, pelo amor de Deus!

O presidente da FIFA ainda afirma outro absurdo: “Vamos deixar que os jogadores comemorem, façam malabarismos e pirâmides, mas tudo isso dentro do campo. Não saiam para a torcida, vamos deixá-la em paz!”
1. What!? Deixar em paz de quê? Até hoje não não soube de nenhum jogador que prejudicou a torcida numa dessas.
2. Se os jogadores podem fazer o maior vuco vuco dentro do campo na comemoração, por que não podem sequer tirar a camisa? Isso é desmotivador e inibe a emoção do próprio autor do gol.

Existe uma grande contradição. Blatter alega, ao negar a tecnologia, manter o lado humano do futebol. Mas por que impede os jogadores de comemorar o gol do jeito que eles querem? Não há muito mais desumanidade nisso?

Achava que não podia ficar pior? Ficou. A mafiosa FIFA proibiu que fossem repetidos no telão todos que crucificassem o árbitro, qualquer coisa que faça o Blatter dormir à noite. Pararam até de mostrar tanto o Dunga, perceberam? Ele tinha chamado o árbitro de ladrão no jogo contra a Costa do Marfim.

Bem, depois de tanta confusão, Sepp Blatter resolveu voltar atrás e reabrir a discussão sobre o uso do recurso que ajude o árbitro. Também, ele não é nem doido de não fazer isso!

Esse Blatter é mesmo um imbecil. Ele evita qualquer benefício à candidatura dos seus concorrentes. Também é fácil ver a corrupção dessa entidade quando se intrometem em decisões de chefes nacionais, ameaçando excluir as seleções do seu quadro de membros. Tribunal Internacional neles, isso é máfia.
0

Uma Copa deixa sequelas


É a Copa do Mundo aí! Então não podia deixar de escrever nada sobre.

O Dunga tem seus pontos positivos: conseguiu ao máximo resgatar a paixão do brasileiro pela seleção. Nossa eliminação pareceu uma morte, sentimento só antes visto em 1982. Por isso, achei uma falta de sacanagem a maneira como foi demitido ontem: ele só ficou sabendo por meio do site da CBF. Nenhuma ligação, nada. E o pior é que ele ia recomeçar o trabalho dele hoje pela manhã: ia chegar lá e ouvir: “Desculpe, você não trabalha mais aqui”. Infelizmente, isso acontece em vários empregos: você chega e encontra um cara sentado em seu birô.

Como todos sabem, entretanto, o Dunga nem chegou perto de agradar no comando da seleção. Encucou que os convocados deveriam ser aqueles que tivessem comprometimento com o time. O problema é que talento e dedicação nem sempre andam juntos, e acabou por convocar jogadores sem recursos. Ora, o próprio nome já diz: seleção é pra ser a escolha dos melhores, e não necessariamente dos mais comprometidos. Não estou defendendo, porém, a ida de Ronaldinho Gaúcho, pois não quero uma seleção como a de 2006, quando a dupla (de craques) de ataque chegou à copa com 200 kg e depois da eliminação fez uma confraternização em mansões europeias; mas não me venha depois garantir que o Josué (não vou nem falar do Felipe Melo) é melhor que o Hernanes pra a seleção porque tem mais compromisso.

 Também vejo outro erro imperdoável no Dunga, pois é uma coisa da qual ele mesmo se queixa: Diz que não dá pra levar jogador pra Copa sem testar. Sim, mas por que não testou? O Júlio Baptista foi convocado trocentas vezes, e só veio piorando. O Kléberson se machucou, e como isso foi aproveitado? Quem foi convocado no lugar dele? Ninguém, pois logo depois da contusão o Dunga resolveu levá-lo.

Por fim, saliento que nem todos concordarão com a minha solução, mas devem concordar com o problema de que não se deve descuidar do comprometimento, mas que o talento tem prioridade.

Quanto a Ganso e Neymar, enfatizo que era a favor da ida de Ganso, mas contra a ida de Neymar pelos seguintes motivos:
1. Acho que ele, ao contrário de Ganso, amarelaria na hora H.
2. Acho que a nação não se sentiria bem, mesmo com uma vitória, em se ver vencer por um pênalti fingido. Afinal, seleção para nós, brasileiros, não deve só ganhar, deve também jogar bem e vencer por méritos justos.
3. Vejam só a reação do Neymar após o assalto jogo contra o meu Ceará, quando um torcedor reclamou de ter perdido um pênalti: “Vem aqui e faz você, pra ver se é fácil”. Em termos, ele pode até ter razão, mas se fosse numa seleção e toda a nação reclamasse, imagina o razão do Neymar pra tirar satisfação com todos os brasileiros.

Aliás, quero aproveitar o espaço para continuar a falar dos mau-caráter do Santos: Neymar afirmou ainda, após o tal do pênalti fingido contra o vozão, ter sido tocado nas pernas. Mas então, por que ele pareceu ter levado um tiro na espinha? O que têm as pernas a ver com as costas? E ele é amiguinho do Robinho, que se acha também. Quantos além de mim acham ridícula aquela cara que faz após uma marcação correta do árbitro contra ele? E viram o descaso com que deu uma entrevista após a derrota na Copa? “Nós perdemos por isso, por aquilo e por outro, falou? Valeu.”
 
Copyright © Stardust