Nick Drake


Lá vou eu de novo falar de um artista pouco conhecido. Mesmo assim, fico satisfeito em mostrar novo e bom som para grande parte dos (poucos) leitores.

Comecemos abrindo um parêntese para seu estilo: o folk. É diferente da maioria dos outros. Como disse Bono Vox, o pop lhe dá um conformismo com o mundo e o rock abre uma discussão sobre ele. Já o folk é como uma reflexão, que serve para a valorização das pequenas coisas, como natureza e pessoas, que geralmente passam despercebidas na nossa correria. Indico um vídeo que, por meio das imagens, mostra quase que com perfeição tudo isso. Vejam-no aqui.

Pois é, e Nick Drake incorporou quase perfeitamente esse estilo. Nem Peter, Paul e Mary, em sua imagem dita essencial para o folk, conseguiram representá-lo tão bem. Eles tinham um visual bastante característico, mas eram muito superficiais. Já Nick compunha com a alma: suas letras e seu ritmo eram muito profundos.

Ele era uma pessoa muito calada. Foi difícil descobrir o que se passava em sua mente. Fazia música com uma verdadeira sensualidade - muito diferente da música folk inglesa. John Cale, que tocou piano e viola nas músicas de Nick Fly e Northern sky (Pô, sou fã do folk inglês >:( ).

Nick era frio e melancólico, mas isso pode ser considerado normal, pois o folk em si pede uma certa melancolia. Pode ser compreendido como um country triste.

Ele foi muito religioso. Eu sabia que ele estava fazendo um álbum, mas não que já o tinha concluído até que entrou no meu quarto e disse: "Aqui está". Ele jogou-o sobre a cama e caminhou para fora. A irmã, Gabrielle.

As músicas de Nick, assim como as Bob Dylan, são muito difíceis de selecionar, pois são inúmeras (Drake também é um dos artistas que mais possui álbuns). Aí vão algumas das melhores:


• Fly (Bryter layter): É extremamente melancólica e não surpreende, mas é agradabilíssima. A letra, apesar de ser entendível, não é sensível nem imaginável.

• Northern sky (Bryter layter): Considero sua melhor canção, e uma das mais agradáveis a que já escutei. Sua letra concilia muito bem a admiração da natureza com o amor a uma pessoa. Podem conferir no vídeo deste post.

• Pink moon (álbum de mesmo nome): Também muito boa, é outra que, com sutileza, foge da melancolia. A letra pode ser facilmente interpretada como profunda por ser pequena, mas não senti tudo isso.

• Place to be (Pink moon): Não é uma super música, mas a letra é interessante e, a melancolia, agradável.

• Time has told me (Five leaves left): Que letra! Ele, sempre repetindo o título ao longo da música, soluciona vários problemas relacionais que se resolvem com o tempo, passando, assim, esperança para os que com eles sofrem. A melodia não é diferente: uma representação crua do que é o folk.

• Way to blue (Five leaves left): É a que considero mais diferente (pra bom) dentre as que citei. Melancólica e meio macabra, tem um estilo medieval. Descaracterizando-se do folk, portanto, não serve para uma reflexão. Não pode, no entanto, ficar fora de uma seleção do Nick Drake, apesar de ter a letra ruim.

• Which will (Pink moon): Também pode ser interpretada de diferentes maneiras, mas não considerei a letra profunda. Gostei mesmo foi da melodia, semelhante à Pink moon.

Northern sky. Confira (aqui, a letra) o vídeo:



São estes os melhores álbuns:

• Bryter layter: 4shared

• Five leaves last: 4shared

• Pink moon: 4shared

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © Stardust