A religião nua e crua


Já disse que vejo a religião apenas como uma oportunidade de criar relacionamentos com as pessoas. No entanto, é exatamente o oposto do que é realmente ensinado. O pensamento religioso nu e cru se traduz em todos se escalando (se apoiando na cabeça dos outros, pisando, quando preciso, e, de preferência, derrubando os oponentes) para alcançar um suposto alvo que estaria no alto. Claro, dizer isso seria muito forte, e ninguém gostaria que os outros soubessem que o que querem mesmo é assegurar uma vaga nos céus. Sabendo desse pensamento dos fiéis, a igreja oferece a mesma ideia que obscurecida, contornada por meio de palavras bonitas. A religião, portanto, além daquele pensamento negro, ainda apresenta falsidade.

Querem ver o que é realmente a igreja? Olhem para as músicas. Quando se canta, se fala mais por meio do coração, deixando, assim, transparecer aquilo que se sente, dificultando a omissão de algo pulsante como, no caso, a vontade de ir para o céu. Conhecem o cantor Fernandinho? Deixou escapar (ceio que foi sem querer) no meio de uma música: “Não se importe com quem está ao seu lado, olhe para cima, para o alvo!”.

Há inúmeros hinos religiosos condenáveis. Aliás, tenho certeza que há muito mais músicas santas fora da igreja do que propriamente dentro. Um exemplo perfeito é a música do Zaqueu, que não está exatamente errada, mas que faz mal à alma: “(...) Chamar Sua atenção para mim”. Poxa, não se ouve outra coisa!

Há um certo tempo, venho pensando em condenar aqui, no blog, músicas desse tipo, mas, de pensar, vejo uma lista interminável, e por isso resolvi não concretizá-la. Mas fica aí minha (pesada) crítica à religião, que, a muitos, pode fazer mais mal do que bem ao inibir os relacionamentos destes (logo discorrerei mais sobre). Veja uma excelente explicação disso no vídeo abaixo, que também serve de introdução à minha próxima postagem sobre o assunto.

2 comentários:

Anônimo disse...

Veras, foi realmente muito interessante essa sua postagem. Principalmente na parte das musicas, sintetizou bem o que eu penso. So quero ressaltar que u não tenho a mesma ideia de religião que vc, apesar de que eu acho que vc se expressou direcionado a somente algumas igrejas.

Lucas Veras disse...

Valeu pelo comentário! É isso. A cada um, a verdade pode se apresentar de uma maneira totalmente diferente. Não sei se você acompanha o blog desde o início, quando o subtítulo era "aqui se erra e se muda de opinião".
Apresentem suas ideias! Essa é uma das finalidades deste espaço. ;)

Postar um comentário

 
Copyright © Stardust