Que vença o melhor!

         
Quero iniciar explicando alguns termos indecifráveis para alguém que queira ler o texto mesmo sem entender de futebol: meia é como é denominado o futebolista que atua na porção avançada do meio de campo, que arma as jogadas de ataque do time. Geralmente é o jogador mais hábil dele, pois precisa de técnica para enganar os defensores, que sempre estão em maior número que os atacantes. Já volante é o termo usado para denominar o jogador que atua na parte defensiva, mas ainda fazendo parte do meio-campo. O resto é compreensível e se aplica a diversas áreas além do futebol.

A questão que levantei foi a injustiça com que vejo serem eleitos os melhores jogadores do mundo. Tenho minha hipótese: isso se deve ao fato de os que se destacam são aqueles que conseguem mostrar que fazem algo a mais que os outros, utilizando-se da sua técnica. Como exemplo temos os eleitos principais de campeonatos, que geralmente são meias ou atacantes. Mas quem disse que estes são melhores que os zagueiros, volantes ou até mesmo que os goleiros? Tomemos como exemplo o francês Patrick Vieira, certamente o melhor volante do mundo nos anos de 2004 e 2005. Jogava como ninguém na sua posição, mas, como ao volante não é necessário mostrar a técnica, ele não a usava habitualmente, utilizando-se sempre de sua força física e experiência para tomar a bola dos adversários, que era sua real função. Assim, nunca enchia os olhos. Se ele é incontestável em sua posição fazendo o que faz, por que dizer que Frank Lampard (eleito o segundo melhor do mundo em 2005 pela Federação Internacional do Futebol, ficando atrás de Ronaldinho Gaúcho) é melhor como meia do que Vieira é melhor como volante?

Portanto, não concordo nem um pouco com o modelo de escolha dos melhores jogadores. Essa deveria ser a escolha dos melhores meias ou dos melhores atacantes. É o que eu defendo. Digo que se tem de escolher um melhor para cada posição, pois não há critério para avaliarmos jogador de posições diferentes.

Dou valor ao que fazem na eleição dos melhores do campeonato brasileiro. Escolhem uma seleção, olha que diferença! Dessa maneira os jogadores são bem melhor reconhecidos e valorizados. A escolha do craque é feita baseada nas habilidades de cada um, aí tá certo, mas dizer que um jogador é melhor do que um diferente com um termo geral não dá.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © Stardust