Valeria a pena ver de novo


as grandes revanches que o mundo do MMA sonha em testemunhar.

A postura de Dana White, todo-poderoso do UFC, após o evento do dia 24 de outubro, em defesa da realização imediata de um novo confronto entre Lyoto Machida e Maurucio “Shogun” (luta equilibrada, vencida pelo primeiro) pode ser encarada como algo não tão usual nos anos recentes do UFC.

Antes de 2007, quando a organização americana teve um boom de popularidade devido ao sucesso do reality show “The Ultimate Fighter”, a prática de revanches era corriqueira. Vários eram os fatores que levavam os matchmakers a repetir as figurinhas no centro do octagon. É preciso lembrar que desde o início da atual década os principais nomes do esporte se aventuravam no outro lado do mundo, levando ao delírio os fãs do hoje finado Pride.

Enquanto isso, Tito Ortiz, Chuck Liddell e Randy Couture revezam-se na missão de alavancar as vendas de pacote de pay-per-view nos EUA. para efeito ilustrativo, Liddell e Couture se enfrentaram duas vezes em menos de oito meses, entre os anos de 2005 e 2006. Era uma espécie de mais do mesmo. No entanto, com o crescimento impressionante nos últimos três anos, multiplicaram-se as opções de casamento de lutas, rareando, portanto, os repetecos. Contudo, não se perde as esperanças e, aproveitando o gancho de uma nova luta entre Machida e Shogun, a revista Nocaute listou uma seleção de 10 revanches históricas que não deixariam nada a desejar nos próximos eventos de Dana White & Cia. Se segue a lista naquela mesma ordem.

10) Heath Herring X Yoshiriro Nakao – Tecnicamente, a presença de tal confronto entre os dez mais aguardados pode ser até questionável, mas no quesito “potencial para o pau cantar bonito” nada mais explosivo do que colocar Herring e Nakao frente a frente. Na primeira vez que isso aconteceu, o resultado foi um inesperado nocaute antes do gongo inicial. Surpreendido com a ousada atitude do japonês em tascar-lhe um selinho na boca, Herring nem titubeou e desferiu um diretaço que levou o oponente à lona.

9) Quinton Jackson X Forrest Griffin – No momento Quinton “Rampage” Jackson está mais preocupado com a carreira no cinema que em voltar ao octagon do UFC. No entanto, Dana White garante que o ex-campeão dos meio-pesados ainda fará mais algumas apresentações antes da tão falada aposentadoria. Para isso, o cartola teria de acertar o duelo de Rampage com Forrest Griffin, homem que lhe tomou o cinturão. A sede de vingança de Jackson é tamanha que, ao derrotar Keith Jardine, abriu mão de enfrentar o então campeão Rashad Evans para ter uma nova chance contra o algoz, abrindo, assim, caminho para que Lyoto se tornasse o desafiante número 1 e posterior campeão da categoria.

8) Renzo Gracie X Kazushi Sakuraba – Um dos mais carismáticos e importantes nomes do MMA moderno, Renzo Gracie poderia estar curtindo sombra e água fresca. No entanto, o professor radicado em Nova Iorque nem pensa em abandonar a carreira. Já que aos 42 anos ainda está disposta a desafios, por que não tentar vingar a derrota sofrida para Sakuraba em agosto de 2000? Foi quando o japonês finalizou Renzo numa Kimura que fez o braço do brasileiro sair do lugar. Sem qualquer abalo na popularidade desde o fim do Pride, Saku segue colecionando triunfos do outro lado do mundo: em outubro venceu dois oponentes num espaço de 19 dias.

7) Vitor “Shaolin” X Gesias Cavalcante – Na lista também tem espaço para os levinhos. O primeiro encontro entre Shaolin e Gesias rollou em setembro de 2007 e foi vencida por JZ em apenas 35 segundos através de um nocaute brutal que não fez jus ao pra lá de positivo cartel do faixa-preta. Shaolin, àquela altura, havia conhecido apenas uma derrota como profissional de MMA. No momento, tanto Shaolin, que acaba de assinar com o Strikeforce quanto Gesias precisam de boas apresentações para voltarem ao topo.

6) Chuck Liddell X Tito Ortiz – Não seria exagero dizer que são dois dos rostos mais famosos do UFC nos EUA. Donos de grande parcela de responsabilidade pelo sucesso atual da organização junto aos americanos, Liddell e Ortiz se enfrentaram duas vezes: uma em 2004 e outra em 2006. Nesta, assim como na primeira, quem saiu vencedor foi Liddell, o que deu margem a um ataque de fúria do Bad Boy Ortiz, revoltado com a intervenção do árbitro brasileiro Mário Yamasaki, que decretou nocaute técnico. Hoje considerados veteranos, Liddell flerta com a aposentadoria e Ortiz está há mais de um ano e meio afastado do octagon busca o recomeço. caso este fracasse diante de Forrest Griffin em novembro, poderia combinar com o Moicano uma despedida de gala, com os dois pendurando juntos as luvas de MMA profissional.

5) Rodrigo Minotauro X Frank Mir – O baiano faixa-preta nunca foi de inventar desculpas para uma derrota. Portanto, se ele disse que enfrentou problemas físicos antes do duelo em que foi nocauteado por Frank Mir em dezembro de 2008, é porque a barra foi pesada mesmo. Recuperado e com a confiança nas alturas após o triunfo sobre Randy Couture, Minota poderia fazer bom uso de uma nova oportunidade contra Mir, que chegou a criticar publicamente as supostas desculpas dadas pelo rival. Com o adiamento da disputa do cinturão entre Brock Lesnar e Shane Carwin devido a uma gripe do campeão, há grandes possibilidades de esta luta ser casada para os próximos meses, com o vencedor se credenciando a desafiante número 1 ao título.

4) Anderson Silva X Ryo Chonan – O Aranha não sabe o que é derrota desde janeiro de 2006. Naquela época, deixou o ringue como perdedor não por ter sido sobrepujado pelo japonês Yushin Okami, mas por ter aplicado um golpe ilegal que lhe valeu desclassificação imediata. Derrota mesmo, daquelas clássicas, Anderson não sofre desde o último dia de 2004, quando foi incrivelmente finalizado pelo nipônico Ryo Chonan em uma chave de calcanhar voadora. Hoje Anderson é o rei dos médios do UFC e colocará em jogo o cinturão contra Vitor Belfort em 10 de abril. Já Chonan também é empregado de Dana White, mas, com duas derrotas nas duas últimas apresentações no octagon, vai ter que melhorar muito se quiser subir.

3) Mirko “Cro Cop” X Fedor Emelianenko – Atualmente, Cro Cop parece estar mais para aposentado do que para atleta profissional. As últimas apresentações do croata foram abaixo da média, e nem de longe lembram o striker que não tomou conhecimento dos rivais no GP absoluto do Pride em 2006. Por isso, uma nova luta contra o russo Fedor poderia trazer de volta o estímulo necessário a Cro Cop. No primeiro encontro dos dois, realizado em agosto de 2005, Fedor venceu por decisão unânime dos jurados, mas deixou o ringue do Pride com o nariz bem prejudicado, fato raro nas apresentações do gordinho. Com Fedor contratado pelo Strikeforce, as chances reais desta luta acontecer logo são pequenas, mas, uma vez cumprido o compromisso de mais duas apresentações pelo UFC, Cro Cop, caso ainda tenha disposição, pode se arriscar na organização rival.

2) Ricardo Arona X Maurício “Shogun” – O clássico que decidiu o GP dos médios em 2005 foi vencido sem grandes dificuldades por Shogun, à época coroado como o melhor do mundo no peso. Defenderam Arona dizendo que o mesmo entrou fisicamente desgastado para a luta, uma vez que travara poucas horas antes uma batalha intensa contra o então desafeto Wanderlei Silva pelas semifinais da competição. Desde então, Arona fez apenas mais quatro lutas, mas, depois do retorno triunfal no Bitetti Combat, acredito que possa fazer barulho entre os meio-pesados do UFC. Já Shogun, caso seja novamente superado por Lyoto, terá de entrar na fila e pode esbarrar com o niteroiense pelo caminho.

1) Vitor Belfort X Wanderlei Silva – Trata-se de um dos duelos mais esperados dos últimos 11 anos. Desde outubro de 1998, quando Belfa simplesmente atropelou o então promissor representante da Chute Boxe em apenas 44 segundos no UFC Brazil, fãs de ambos os atletas querem ver quem se dá bem num novo encontro. Como os dois agora flutuam entre os médios e os meio-pesados, pode ser que o desejo se torne realidade num futuro não muito distante. São grandes as chances de Belfort e Wanderlei serem escalados na ocasião de um eventual retorno do octagon ao Brasil. Recomendo, é rapidinho. clique aqui.

Publicado pela NOCAUTE #82

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © Stardust